Como voltar a ser MEI em 2024: passo a passo completo!

Você foi desenquadrado do MEI em 2024 e quer saber como voltar a esse regime simplificado em 2025? Neste guia, vamos explicar todos os passos e requisitos que você precisa atender para fazer a solicitação de retorno ao MEI, ideal para empresários que buscam simplificar e reduzir custos. Continue lendo para entender cada detalhe e garantir que sua situação esteja regularizada.

1. Entenda o Limite de Faturamento para o MEI

O primeiro ponto a ser divulgado é o limite de faturamento . Até os dados deste artigo, o limite anual do MEI continua sendo de R$ 81.000,00 . Há propostas de aumento para R$ 144.000,00, mas nada foi aprovado até o momento. Portanto, para voltar a ser MEI, o seu faturamento deve estar dentro desse limite anual. Se você atender a esse requisito, já é um bom sinal para o retorno.

2. Verifique o Número de Funcionários

Outro requisito importante para quem deseja voltar ao MEI é o limite de funcionários . O MEI permite a contratação de, no máximo, um funcionário registrado . Portanto, se você possui mais de um colaborador com carteira assinada, não será possível retornar ao MEI. Para seguir esse modelo, sua equipe precisa se restringir a apenas um funcionário registrado.

3. Confirme se sua atividade é permitida para MEI

O MEI é específico para atividades específicas , e algumas profissões regulamentadas não são permitidas. Por exemplo, engenheiros, contadores e médicos não podem se enquadrar como MEI. Antes de solicitar uma reclassificação, consulte a lista de atividades permitidas pelo MEI. Se sua atividade estiver na lista, isso facilita o processo para voltar ao regime simplificado.

4. Regularizar Seus Impostos

Para voltar a ser MEI, é essencial que sua situação fiscal esteja em dia. Isso significa que você não pode ter pendências tributárias . Caso tenha imposto em atraso, é possível realizar o parcelamento das dívidas . A regularização fiscal é uma das critérios da Receita Federal, então, estar em dia com os tributos e as declarações anuais é fundamental.

5. Respeite o Prazo de Solicitação

A solicitação de retorno ao MEI só pode ser feita entre os dias 1º e 31 de janeiro do ano seguinte ao desenquadramento. Se você foi desenquadrado em 2024, o prazo para pedir a reclassificação para MEI em 2025 será em janeiro. Esse período de solicitação é muito importante, e qualquer atraso pode resultar na perda do prazo para o ano em questão.

Dica:Se você tem uma contabilidade, avise seu contador para que ele fique atento ao prazo de janeiro.

A Importância da Contabilidade Especializada

A contabilidade é essencial para qualquer empresa, e com o MEI não é diferente. A Vibe Contabilidade, por exemplo, é especializada em negócios digitais e MEI . Contar com uma contabilidade especializada garante que todos os processos sejam realizados corretamente, o que inclui a solicitação de retorno ao MEI e o acompanhamento dos prazos e requisitos necessários.

Conclusão

Retornar ao MEI é uma alternativa viável e vantajosa para quem deseja simplificar a gestão e reduzir a carga tributária. Seguindo esses passos e garantindo que sua empresa atenda aos requisitos, você estará preparado para voltar ao MEI em 2025 sem dor de cabeça. Lembre-se de respeitar os prazos e contar com o apoio de uma revista especializada para o melhor acompanhamento de todas as etapas.

Últimos artigos

DIMP na Kiwify: Tudo o que você precisa saber para evitar problemas fiscais!

No mundo digital, plataformas de pagamento são essenciais para facilitar transações e garantir a confiabilidade entre compradores e vendedores. Contudo, atualizações regulatórias podem impactar diretamente o funcionamento dessas plataformas e, consequentemente, os negócios digitais. Hoje, vamos abordar como a DIMP na Kiwify afeta os infoprodutores e empreendedores digitais, e quais

Leia mais »